Ainda hoje, toda vez que me lembro do 11 de setembro, o que eu vivi mesmo, lembro dessa versao do que poderia ter sido e que nao foi, naquele ano de 2001.
Na época eu tinha me formado na Sociais e tava no meu último ano das Relaçoes Internacionais, estudava de manha e à noite e fazia estágio de tarde. Bem, desde a noite anterior tava com uma baita febre, domi mal e na manha do 11 de setembro faltei na faculdade e fiquei de molho em casa. Lembro que tava na cozinha lendo jornal e conversando com a minha mae e a TV ligada no mudo.
Continuamos conversando e vimos a imagem de incêndio no World Trade Center. A TV continuou no mudo. Um monte de helicópteros estavam já por perto, pelo que podia ser visto só nas imagens o socorro iria ser chamado, nao havia motivo pra nao continuar a conversa e ligar o volume da TV.
Daí apareceu uma imagem de um aviao entrando no prédio. Como estava no mudo pensei que podia ser trecho de algum dos filmes tragédias recentes ou que podia ser um efeito especial para CNN mostrar a altura do prédio, alguma coisa desse tipo. Resolvemos ligar o volume pra ver o que era aquele filme.
Na mesma hora me ligou em casa uma amiga de velha data (e quase que desde entao, minha namorada) e perguntou se eu tava vendo na TV o World Trade Center sendo atacado, se sabia o que era aquilo. Falei que nao, já assustadíssimo.
Em seguida ela disse que uma das hipóteses mais prováveis era que um grupo de uma organizaçao de Hiroshima tinha se juntado e jurado vingança pelas duas cidades bombardeadas na 2a Guerra. Kamikazes, alguns voluntários destes movimentos, teriam ido resgatar a honra japonesa. Cada torre derrubada seria uma resposta à destruiçao desnecessária daquelas duas cidades.
Adorei essa versao e comecei a contar pra minha mae e pra todo mundo que eu ligava pra contar essa história. Achei que finalmente a justiça tinha sido feita. Nada como ter kamikazes ao seu lado. Cedo ou tarde eles iriam responder à humilhaçao do Imperador.
Depois de algumas horas e algumas outras hipóteses absurdas, tiraram um barbudo de turbante pra culpado e os EUA vagam por aí desde entao.
Apesar da verdade, sempre que me recordo daquele dia, lembro dessa primeira versao da vingança de Hiroshima e Nagasaki. Pode nao ter sido o motivo real, mas que seria uma história mais interessante, isso seria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário