quinta-feira, maio 11

O velhinho gigante

Pareceu sonho o que me aconteceu na última 3a feira, até entao tava encarando o fato como se nao fosse verdade. Poderia ser sonho mesmo, porque tudo estava bem surreal para mim.

Estava semi-acordado depois de uma noite de três horas de sono somente (razao de um pneu furado na estrada de Roterdam a Paris)e plantado na frente de um simpático prédio da Rue des Marroniers, 2, bem ao lado da Maison de la Radio, de onde o Reali Junior dá a temperatura parisiense para os ouvintes brasileiros todas as manhas, desde que me lembro como gente.

Cheguei 5 minutos antes do combinado e fiquei esperando vendo o vidro do fusquinha da frente, molhado pela garoa que refrescava o tempo abafado dos últimos dias. E uma música nao me saía da cabeça, na verdade só a introduçao estranha da música "O estrangeiro", do Caetano.

Bom, depois de olhar no relógio a cada 20 segundos, achei que me anunciar com 3 minutos de antecedencia era polido. 9h57 me dirigi ao portao do prédio, e uma espécie de porteira/faxineira do prédio me perguntou onde ia, expliquei o meu "rendez-vous" e ela me deixou subir.

O velhinho em si

Bom, subi o elevador novo do prédio nem tao novo assim, e nem precisei apertar a campainha que ele mesmo veio me receber na porta, com um simpático "Bonjour Monsieur Santomauro"! Estava bem curvadinho, do alto dos seus 95 anos. Apertamos a mao, ele me convidou para entrar na sua casa, me levando até o seu escritório, e eu o agradecendo a cada passo que nós davamos. A ficha decididamente tinha caído.

Sentei no sofá de couro de seu escritório e ele fechou a porta e sentou-se a meu lado. Me disse que esperava ser útil à minha pesquisa. Entao eu lhe expliquei um pouco o motivo pelo qual estava lá (já tinha mais ou menos o feito por email, que ele tinha me respondido e imprimido, em cima da sua escrivaninha, feita de um tronco de madeira escura e curvada de tao gasta pelo tempo e horas de estudo).

Seu escritório era o que imaginava. Cheirando a guardado de tanto estudar. As paredes todas repletas de prateleiras, com enciclopédias e milhares de livros, e outras coisas à la explorador europeu do século XIX- algumas estátuas exóticas, e coisinhas que iam de potinhos indígenas, pequenos cocares, a uma pequeninha estátua de buda. Também me chamou atençao uma espécie de cinzeiro em forma de casca de coco marronzinho, em cima da mesa de centro.

Depois disso lhe pedi para gravar nossa conversa e ele disse nao. Me fiz de desentendido e fui tirando o bloquinho com minhas anotaçoes e questoes, e lhe mostrei o gravador. Lhe disse que queria registrar tudo para me lembrar mais tarde. E ele me falou que aquilo deveria ser só uma conversa, e nao uma entrevista. Nao insisti, e coloquei o gravador de volta na minha maletinha.

A conversa

Depois até entendi a sua resistência ao gravador, pois era a primeira vez que me via, mas eu o sentia como um velho conhecido. Logo no comecinho lhe disse isso, pois já tinha levado muitas manhas e madrugadas da minha vida, nos meus anos de Ciências Sociais, lendo e quebrando a cabeça com os seus livros. Pra mim ele era um grande conhecido. Só que nunca tinha imaginado vê-lo na minha frente.

Também lhe expliquei que nao estava lá como estudante de Ciências Sociais, e nao pretendia discutir sua obra à fundo, ou suas teorias, mas queria conversar com ele mais como historiador, e queria saber mais sobre a sua importância como ator histórico da época que estou estudando.

Ele evitou entrar em muitos detalhes sobre a sua convocaçao e a orientaçao de Georges Dumas (psicólogo positivista francês que teve central participaçao na elaboraçao de uma política cultural francesa na América Latina, desde 1909 até 1937- e tinha sido seu professor e coordenador da política das missoes universitárias francesas, e da criaçao da Universidade de Sao Paulo), da qual ele foi, se nao o mais, um dos mais destacados professores. Me disse que nao teve contato com Dumas durante todo o tempo que esteve no Brasil (1935 a 39). Mas me deu algumas dicas boas.

Falou que a criaçao da USP, é claro, teve diretamente as maos francesas, que queriam manter a influência sobre a elite intelectual e política brasileira, mas também foi apoiada pela elite paulistana da época, que tinha acabado de perder a revoluçao constitucionalista e queria retomar hegemonia nacional através da criaçao de uma nova elite- intelectual- que seria formada pela USP. Citou como ator e patrocinador importante nesse jogo, Júlio de Mesquita, dono do Estado de S. Paulo.

Também falou de como os professores franceses do entre guerras, se sentiam acima de tudo, funcionários à serviço do Governo francês, e que depois desse momento histórico importante de luta ideológica contra o nazismo (que tinha algumas raízes nas colônias alemas no Sul e no governo Vargas), desejavam voltar aos seus afazeres na França.

Também me deu a dica de procurar um pouco sobre Jean Marx, que foi sucessor de Dumas no comando do Service des oeuvres françaises a l'etranger (o que já tinha listado como prioridade), e achou minha hipótese interessante de ser estudada. Falou que realmente existe uma política cultural como instrumento de poder, e como exemplo disso disse que a França daquela época nao buscava vantagens econômicas no Brasil, e sim sempre buscou influenciar o Cone sul culturalmente, desde o século XIX.

Ele exemplificou que apesar da colônia francesa ser infinitamente menor que a italiana e a japonesa no Brasil naquela época, e que a influência econômica ficar na mao da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, a França era que tinha maior presença nas elites políticas e intelectual do Brasil (falou que nos seus 5 anos do Brasil nunca precisou aprender português, porque todas as pessoas falavam francês)- e que isso era sim resultado de uma estratégia elaborada pelo governo francês.

Depois ele falou de seu tempo em Nova York, durante e depois da 2a Guerra, e nao quis entrar muito em detalhes de como foi seu papel de Adido Cultural da França nos Estados Unidos. Admitiu mesmo que, depois de 1945 os Estados Unidos tiveram uma política cultural poderosa na América Latina e na própria Europa, que substitui os meios muito mais modestos da influência francesa.

Enfim, me recomendou procurar mesmo as coisas nos arquivos do Ministério das Relaçoes Exteriores daqui (a permissao finalmente me chegou ontem por correio!), já que sua memória nao poderia me dar maiores detalhes sobre essas coisas e me desejou boa sorte.

Ao final, pedi licença para ter um momento de admirador, e lhe pedi para assinar o "Tristes Tropiques" em francês, que com certeza irei guardar para o resto da vida no lugar mais especial da minha estante.

E ele com as maos trêmulas conseguiu com certo esforço destampar a caneta tinteiro preta, se dirigiu à sua mesa gasta e curva, e escreveu: "Pour F. S., un souvenir de notre rencontre. Cordialement, Claude Lévi-Strauss".

PS: As fotos nao sao minhas, mas de uma entrevista que ele fez em 1998. Eu já o vi um pouco mais velhinho do que essa foto, e menos chique, já que ele estava em casa. Até levei a máquina mas nao achei que tinha clima pra tirar. Sei lá, eu e ele no escritório, nao tinha muito como. Mas essas sao muito boas também.

6 comentários:

Anônimo disse...

Histórico manita, histórico, de arrepiar. Puta, que simplicidade e humildade desse velinho, foda, isso ensina mais do que tudo aquilo que esta nos livros dele. Parabéns pela façanha, acho que nao se intimidar por qualquer pessoa que seja nos permite ver as pessoas reais por detrás dos rótulos que colocam sobre elas e assim, admirar de verdade aqueles que nao se deixam reduzir a esses rótulos, tal como esse cara com quem você conversou. É por nao ter se seduzido pelas máscaras que imputaram sobre ele durante sua vida que, acho, o cara mantém até hoje sua integridade, dentro e fora dos textos, tal como você pode comprovar.
Aqueles merdas que tremeram diante da fiel, do river, enfim, da situaçao em si vivida no pacaembu, sao os mesmos merdas que nao conseguem desvincular suas imagens publicas de jogador de futebol de suas identidades pessoais, daí nao terem aguentado o tranco. Ao meu ver a genialidade de Pele nao poderia ser expressa de forma tao segura se ele nao estivesse consciente da diferença entre o Edison Arantes e o Pele. O mesmo digo tanto do rigor de Levi-Strauss em seus textos quanto da simplicidade com que recebeu você, tal como um dia o próprio Pele (o Edison Arantes, na verdade) conversou comigo depois de um voo em comum de Los Angeles para o Brasil. Sei lá, sinto pena desses caras cria do corinthians com problemas de identidade e que do contrário poderiam estar jogando um bolao, mas que infelizmente nao conseguem administrar o peso da fama, uma ilusao reconhecida como tal apenas por aqueles que tiveram a oportunidade de serem amados, admirados pelo que sao e nao por aquilo que vestem ou escrevem.

Desconjumina disse...

caralho manin!!
posso voltar pra ler mais 8 vezes?
tô de cara! na boa!

Anônimo disse...

(passada a ferro a vapor)

Laio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Laio disse...

Sucesso total. Abração!

Anônimo disse...

estou com os olhos cheios d'água.
parte é saudade, parte é orgulho da sua conversa e da sua pesquisa...e também uma vontade de estar na sala com vocês só para escutar a conversa toda.

um beijo bem grande pro meu amigo querido,
ana